SC Transplantes celebra 25 anos salvando vidas e transformando histórias |
Mudanças no tempo a partir da sexta-feira (18). A última frente fria do verão nova frente fria chega na região Sul do país e volta a espalhar temporais com chuva bastante volumosa nos estados de SC, RS e PR. A previsão é de que os temporais ganhe intensidade já na manhã de sexta-feira (18), com acumulados significativos nas áreas entre o norte do RS e sudoeste do PR. Além disso, em áreas do extremo sul do RS a previsão é de pancadas de chuva ganhando força a partir da tarde. Em todas estas áreas, risco de acumulados altos, trovoadas, ventania e eventual queda de granizo.
Nas demais áreas da região Sul, também chove a partir da tarde de sexta-feira (18), tanto por conta da passagem da frente fria quanto devido ao calor, alta umidade e ao aquecimento das últimas semanas do Oceano Atlântico próximo a costa destes estados, com isso, quanto mais quente, maior é evaporação da água do mar, e mais vapor d ' água na atmosfera, e quando passam sistemas meteorológicos mais organizados (como uma frente fria), maior a incidência de volume de chuva nessas áreas. Portanto, atenção para as chuvas, que mesmo pontuais, são fortes, e tem risco para transtornos como eventual área de alagamento, extravasamento de córregos/ rios e queda de árvores devido aos ventos.
No sábado (19), último dia de verão, a frente fria já estará na altura entre os estados do PR e SP, por isso a chuva aumentará sobre o PR, provocando temporais e acumulados altos sobre o estado, também chove de forma volumosa no nordeste de SC, englobando o Vale do Itajái-SC e o tempo fica bastante nublado com eventual chuva fraca entre RS e SC. Na retaguarda da frente fria, uma massa de ar seco e frio já atua sobre o RS, diminuindo as temperaturas e já é capaz de deixar o tempo aberto na fronteira oeste gaúcha.
Deixe seu comentário